O LEFFEST regressa a Lisboa e a Sintra para a sua edição de 2021, a decorrer entre os dias 10 e 21 de Novembro.
De entre os filmes programados pelo Comité de Selecção e pelo Director do festival, Paulo Branco, constam as três obras mais recentes produzidas pela Moonway Films e realizadas por Henrique Pina.
O maior destaque vai para o filme Body-Buildings, o qual foi lançado este ano e tem já uma mão cheia de prémios arrecadados internacionalmente. Este filme híbrido entre a ficção e o documentário conta com a participação de seis conceituados coreógrafos portugueses – Tânia Carvalho, Vera Mantero, Victor Hugo Pontes, Jonas&Lander, Olga Roriz e Paulo Ribeiro – num cruzamento entre a dança, a arquitectura – com nomes como Carrilho da Graça, Siza Vieira ou Souto de Moura – e o cinema.
Outro filme que iniciou o seu trajecto este ano e que marcará presença no Festival é Autópsia: Percurso de uma Criação, um documentário sobre o processo criativo da coreógrafa Olga Roriz e a montagem do seu espectáculo Autópsia. A exibição no Lisbon & Sintra Film Festival será a sua estreia em festivais de cinema.
Aires Mateus: Matéria em Avesso, uma produção de 2017 que já leva mais de 13 exibições em festivais de cinema espalhados pelo Mundo, fecha o leque de filmes. O documentário dedicado às obras do atelier Aires Mateus, que explora as relações entre a arquitectura e a expressão corporal, regressa assim às salas portuguesas.
Os três filmes estão programados na secção CinemART, que explora o cinema através da fusão com outras artes.
A programação completa do festival pode ser consultada aqui.